terça-feira, 12 de abril de 2011

O Fantasma de Alice, por Regina Datti.

A decolagem sempre é uma incógnita para Alice. Quem sofre de labirintite sabe do que eu estou falando. Alice não desce mais do avião parecendo um pião descontrolado. Mas desta vez , acho , não dosou o remédio direito e girava…girava…girava...  Pena não conseguir registrar as plurais expressões de comissários, atendentes e passageiros circulantes. Sentada, no sofá de couro branco, observava o tabuleiro de alumínio com esferas de aço. Impossível, para uma labirintota como ela, não achar uma provocação um jogo de labirinto, assim, espiando displicente. O Labirinto de Creta, jogo, tem como objetivo levar as cinco esferas para o círculo central. O objetivo de Alice era parar de rodar. "Os conceitos associados ao jogo são: desafio, equilíbrio, logística, meta, planejamento, … e união." O maior desafio de Alice era aquietar. "A origem dos chamados jogos de tabuleiros perde-se na noite dos tempos." A labirintite de Alice também. Gaston Leroux escreveu em 1910 O Fantasma da Ópera. Foi depois de visitar a Ópera de Paris, conhecer seu lago subterrâneo, e quase se perder no seu labirinto de portas e escadas. Muitos palcos e telas depois ainda nos perdermos nesse subterrâneo teatro, na busca de Raoul por Christine e nos Fantasmas que nos acompanham. Na versão de 2004 Gerard Butler eterniza suspiros de Alice. “Para acabar com esse romance” reverbera. Imperadores, reis, dinastias, seus mitos e lendas. A Cidade Proibida com seus 605 anos (2011 menos 1406) e suas incontáveis galerias (“…cujos rumores sempre apontam a existência de 9.999 divisões…”) formam um dos mais belos labirintos já construídos. Perdidos e achados. Quem entra sai? Labirinto cheio de significados … O mundo e os seus … Favelas, vielas … Alice continua no sofá, parou de girar … mas os labirintos inquietos de seu cérebro não dão trégua. Nem os literários: a Casa de Espelho , os jardins da Rainha de Copas ,  mas é a voz estridente anunciando chegadas e partidas que materializa o Coelho Branco. “ Na página seguinte, havia mais um trecho destacado: Certa manhã, quando ele voltava, contornando a muralha, viu, numa das ameias, um Pombo bem grande refestelado ao sol. Julião parou para olhá-los, como havia uma brecha naquele ponto, os seus dedos tocaram uma pedra solta. Moveu o braço e a pedra foi abater o pássaro, que despencou no fosso. ” O que abateu Alice foi a labirintite. "Um labirinto é constituído por um conjunto de percursos intrincados criados para desorientar quem os percorre.  Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Os sintomas mais comuns são a tontura e a vertigem." Metafórica e literalmente Alice estava desorientada . Não seria uma viagem fácil. Distrai com o vertiginoso movimento do aeroporto. Duas malas vermelhas + quatro camufladas + duzentas pretas = fila na esteira. Mais do que a vida ter percursos intrincados, são os labirintos da alma, das palavras e do novo Mac, que a intrigam . Alice está exaurida.


*********************************************************************


As informações sobre o jogo Labririnto de Creta são fornecidas pelo fabricante.

Para acabar com esse romance é a chamada do Cordel Encantado, a próxima novela das seis.

“ Na página seguinte, havia mais um trecho destacado: Certa manhã, quando ele voltava, contornando a muralha, viu, numa das ameias, um Pombo bem grande refestelado ao sol. Julião parou para olhá-los, como havia uma brecha naquele ponto, os seus dedos tocaram uma pedra solta. Moveu o braço e a pedra foi abater o pássaro, que despencou no fosso.” Foi retirado do livro Beatriz e Virgílio de Yann Martel, página 33.


Da Wikipedia sairam datas e as informações sobre o Fantasma da Ópera, a Cidade Proibida, Labirintite, Labirinto e Começe pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Lewis Carroll , Alice no País das Maravilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário